Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Revolução Burguesa ou Revolução Branca

           Em 23 de Fevereiro (Calendário Juliano), (8 de Março, Calendário Gregoriano), uma série de reuniões e passeatas aconteceram em Petrogrado, por ocasião do Dia Internacional das Mulheres. Nos dias que se seguiram, a agitação continuou a aumentar, recebendo a adesão das tropas encarregadas de manter a ordem pública, que se recusavam a atacar os manifestantes. No dia 27 de Fevereiro (Calendário Juliano), uma multidão de soldados e trabalhadores com trapos vermelhos em suas roupas invadiu o Palácio Tauride, onde a Duma se reunia. Durante a tarde, formaram-se dois comitês provisórios em salões diferentes do palácio. O primeiro formado por deputados moderados da Duma, se tornaria o Governo Provisório. O outro era o Soviete de Petrogrado, formado por trabalhadores, soldados e militantes socialistas de várias correntes.
            Temendo uma repetição do Domingo Sangrento, o Grão-Duque Mikhail ordenou que as tropas leais baseadas no Palácio de Inverno não se opusessem à insurreição e se retirassem. Em 2 de Março, cercado por amotinados, Nicolau II assinou sua abdicação. Após a derrubada do czar, instalou-se o Governo Provisório, comandado pelo príncipe Georgy Lvov, um latifundiário, e tendo Aleksandr Kerenski como ministro da guerra. Era um governo de caráter liberal burguês, interessado em manter a participação russa na Primeira Guerra Mundial. Enquanto isso, o Soviete de Petrogrado reivindicava para si a legitimidade para governar. Em 1º de Março, o Soviete ordenava ao exército que lhe obedecesse, em vez de obedecer ao Governo Provisório. 
            O Soviete queria dar terra aos camponeses, um exército com disciplina militar voluntária e oficiais eleitos democraticamente, e o fim da primeira guerra mundial, que contabilizava cerca de 10 milhões de mortos e 20 milhões de mutilados. No campo, a luta toma caráter expropriador, mas também adquire aspectos de violência extremada. Os camponeses, sendo os primeiros a sentirem com mais peso a situação, agiam de maneira enérgica a resolver por si a questão. Praticavam a tomada de terras, expulsando seus proprietários, por vezes, se tomava o caráter de uma desenfreada revolta com assassinatos ao esmo e destruição de propriedades que poderiam ser utilizadas.
          A esquerda é representada na Duma pelo socialista moderado Kerenski. Como os líderes bolcheviques estão presos ou exilados, os operários não estão presentes no governo. Em conseqüência disso, o poder ficou com o Soviete de Petrogrado, que tinha como lema: Pão, Terra e Paz.

Imagem: FIGES, Orlando. A Tragédia de um Povo, A Revolução Russa – 1891 – 1924. Adaptado. Record, 1999.
          
             O Governo Provisório não consegue debelar a crise interna e ainda insiste na continuação da guerra contra a Alemanha, em 4 de Maio, um novo governo de coalizão é formado, agora por mencheviques e socialistas-revolucionários, com Kerenski à frente do Ministério da Guerra. 
          O Partido Socialista Revolucionário (SR) com o Governo Provisório irá rachar em uma ala de esquerda outra de direita. O SR-direita tomará parte, junto com os mencheviques, no governo de coalizão. Por sua vez, o SR-esquerda estará junto à bolcheviques e anarquistas na oposição revolucionária ao governo. 
            A crise social e as derrotas na guerra contra a Alemanha provocam diversas sublevações, como as Jornadas de Julho, que tiveram a participação dos marinheiros de Kronstadt, as insubordinações são controladas, porém é grande a pressão da população, é justamente depois desses ocorridos, que Kerensky surge como principal dirigente do Governo Provisório e os socialistas reformistas chegam a obter maioria. 
         Populares, cidadãos de várias camadas sociais e até cossacos, soldados recrutados entre as populações nômades ou semi-sedentárias e que fazem parte de regimentos especiais da cavalaria russa, passam para o lado dos revolucionários e a esquerda ganha força entre os trabalhadores.
             Nessa conjuntura, a derrubada do Governo Provisório já estava certamente desenhada, Lênin com ajuda da Alemanha, é enviado secretamente de trem, entra clandestinamente na Rússia, teremos então a concentração para a organização de uma insurreição armada que tem seu ponto culminante no dia 25 de Outubro de 1917.
           Nessa ação tivemos a constituição de um Comitê Militar Revolucionário sob a liderança de Trotsky formado por quarenta e oito bolcheviques, quatro anarquistas e quatorze socialistas revolucionários de esquerda, sendo responsável pela ação que toma o Palácio de Inverno em Petrogrado, quartel de Kerensky e seus ministros, Kerenski fugiu da Rússia, os bolcheviques, largamente majoritários no Congresso Panrusso dos Sovietes, tomam o poder em 7 de Novembro de 1917. É criado um Conselho dos Comissários do Povo, presidido por Lênin. Trotsky assume o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Stalin o das Nacionalidades (Interior). 
        Com o fim da Revolução Burguesa, que vislumbrava uma Rússia rumo a um regime político democrático, viu-se o surgimento do primeiro país marxista do mundo, uma ditadura socialista, que condenou a Rússia a viver sob uma ditadura socialista até 1991, escravizando e exterminando milhões de pessoas sistematicamente por décadas, até o derradeiro colapso do socialismo. Esta mesma ditadura socialista  serviu de inspiração para o surgimento do Partido Nazista (Partido Nacional Socialista), no início do partido e da criação do "personagem" Hitler, Goebbels chegou a fazer propaganda via cartazes nas ruas, comparando Hitler à Lênin, porém, tempos depois Goebbels estrategicamente achou melhor desvincular a figura do futuro  Führer com a figura de Lênin. E esta mesma ditadura socialista por fim, dividiu o mundo, originando a Guerra Fria.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.