Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

POSDR - Partido Operário Social-Democrata Russo

           
           Fundado em 1898, o POSDR foi um partido revolucionário de orientação marxista, que conseguiu integrar aos seus quadros vários líderes operários pertencentes a associações e clubes de trabalhadores urbanos. A criação do POSDR está associada à significativa expansão da industrialização e das ondas de agitações operárias que atingiram a Rússia czarista no final do século XIX. Líderes do POSDR esforçaram-se para convencer as demais correntes políticas revolucionárias atuantes na Rússia (social-democratas, populistas e marxistas, entre outras) de que o capitalismo industrial tinha atingido a fase que predispunha a classe operária a desempenhar o papel que lhe fora atribuído pela teoria marxista, de agentes revolucionários, cujo objetivo era a construção de uma nova ordem social: o socialismo. Porém, divergências quanto à forma de ação levaram os membros do partido POSDR a se dividir em dois grupos básicos:
            “Mencheviques”:
           Liderados por Martov, defendiam que os trabalhadores podiam conquistar o poder participando normalmente das atividades políticas, acreditavam que era preciso esperar o pleno desenvolvimento capitalista da Rússia e o desabrochar das suas contradições, para se dar início efetivo à ação revolucionária. Como esses membros tiveram menos votos em relação ao outro grupo, ficaram conhecidos como mencheviques, que significa minoria.
          
           “Bolcheviques”:
           Liderados por Lênin, defendiam que os trabalhadores somente chegariam ao poder pela luta revolucionária, pregavam a formação de uma ditadura do proletariado, na qual também estivesse representada a classe camponesa.
           Como esse grupo obteve mais adeptos, ficou conhecido como bolchevique, que significa maioria. Trotsky, que inicialmente não se filiou a nenhuma das facções, aderiu aos bolcheviques mais tarde, em 1917.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.